Coordenador : Euzeli da Silva Brandão
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388854.2199.49183.23012023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: MFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : O Programa possui como público-alvo membros da comunidade externa à UFF (pacientes hospitalizados e em atendimento ambulatorial (pós-alta do Hospital Universitário Antônio Pedro), caracterizando o foco da ação na atenção às demandas sociais. Além disso, a ação contempla a comunidade interna do HUAP/UFF, ou seja, os profissionais de saúde de diferentes áreas, residentes e acadêmicos de enfermagem e medicina que irão participar das atividades de ensino (cursos palestras e campanha de prevenção).
Local de atuação: Atividades assistenciais: Unidades de internação e ambulatório de tratamento de feridas do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. Atividades de ensino/cursos/eventos científicos: Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF e Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa ou mediado por tecnologias (google meet e Plataforma Moodle)
Objetivo
1. Geral 1.1. Sistematizar o cuidado ao paciente, quanto à prevenção, avaliação e tratamento de feridas/afecções cutâneas. 2. Específicos 2.1. Propor as condutas específicas para prevenção, avaliação e tratamento de feridas/afecções cutâneas; 2.2. Atualizar e elaborar protocolos e procedimentos operacionais padrão (POP) referentes a prevenção, avaliação, e tratamento de feridas/afecções cutâneas; 2.3. Promover discussões visando a efetiva aplicação das condutas instituídas nos protocolos e procedimentos operacionais padrão (POP); 2.4. Atualizar e capacitar continuamente os profissionais de saúde, os residentes, os acadêmicos e cuidadores mediante realização de cursos e palestras sobre prevenção e tratamento de feridas/afecções cutâneas); 2.5. Propor e colaborar com as Unidades/Disciplinas no desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos relacionados à prevenção, avaliação e ao tratamento de feridas/afecções cutâneas; 2.6. Realizar campanha de Prevenção de lesões por pressão; 2.7. Desenvolver pesquisas, conforme projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro; 2.8. Realizar reuniões periódicas entre os membros da equipe multidisciplinar; 2.9. Divulgar a ação durante a Semana de Extensão e em eventos científicos; 2.10. Publicar os resultados da ação em periódicos científicos. 2,11. Contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), mediante a sua participação no desenvolvimento de atividades assistenciais (prevenção e tratamento de feridas complexas/afecções cutâneas) junto aos usuários do hospital - comunidade externa; e atividades educativas como cursos, palestras, campanhas de prevenção de lesões por pressão junto à comunidade interna (profissionais de saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF); 2.12. Fortalecer a institucionalização das atividades de extensão na escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e no HUAP/UFF; 2.13. Viabilizar uma relação dialógica entre Universidade e demais setores da sociedade.
Resumo
Trata-se de uma Ação que teve início em 2009 com a implementação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas conforme DTS nº 29 de 02.07.2009. Esta vem desenvolvendo atividades assistenciais junto aos pacientes do HUAP/UFF, e de ensino junto aos profissionais, residentes e acadêmicos da área de saúde que atuam no HUAP/UFF, além da participação de profissionais de saúde de outras instituições de saúde do Estado do Rio de Janeiro. As atividades assistenciais e de ensino visam a prevenção de lesões por pressão, um problema recorrente no cotidiano das instituições de saúde, além do tratamento de feridas complexas/afecções cutâneas. A prevenção de lesões por pressão e o tratamento adequado de feridas complexas/afecções cutâneas de diferentes etiologias, poderão reduzir o tempo de hospitalização, os custos com o tratamento e o sofrimento do paciente/família. As atividades educativas (cursos, palestras, campanhas de prevenção de lesões por pressão e eventos científicos), visam atualizar os profissionais e promover discussões para viabilizar a implementação de Protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão na instituição. O Programa conta com enfermeiros, médicos, nutricionista, farmacêutica e alunos de graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Faculdade de Medicina, inclusive com o desenvolvimento de pesquisas na área.